TAROT com calma

CURSO | MAIO 2021 | ESPAÇO CULTURAL COM CALMA | LISBOA


Uma Arte Contemplativa


A palavra contemplação tem na sua raiz o termo latino “templum”. Para os antigos romanos, este era um local destinado a olhar o céu, mais concretamente, para observar os pássaros como quem lê pautas no céu, em busca de uma música divina. 

Acredito que percorrer o caminho do Tarot é encarar o baralho como se de um bando de pássaros se tratasse. A mesa é o nosso “templum” e quando as cartas caem, são como pássaros a voar. Com a prática, o nosso olhar aprenderá a escutar o canto destas “aves”. 

Este curso representa uma viagem, um resgate ao nosso íntimo para enriquecer a leitura. O Tarot é na sua essência um jogo e é precisamente através do jogo e da criatividade, que iremos aprender a escutar estas cartas centenárias.


Cada sessão é desenhada ao detalhe para oferecer um equilíbrio entre a teoria e a prática ao longo de todo o curso. Os métodos expositivos nas aulas apelam à participação dos formandos e os exercícios propostos estimulam a interação entre colegas.

O Curso é composto por 4 AULAS. O método de leitura de cartas que irá ser ensinado é contemplativo, analítico e poético. Adequado quer para principiantes quer para praticantes mais experientes que procuram abordagens novas e diferenciadas.

Poderás adquirir o curso na totalidade ou comprar aulas avulsas.


CALENDÁRIO

12 de MAIO, 18h30 – 20h30
19 de MAIO, 18h30 – 20h30
26 de MAIO, 18h30 – 20h30
02 de JUNHO, 18h30 – 20h30

O evento irá decorrer seguindo todas as normas de segurança impostas pela DGS.

  • CONTEMPLAÇÃO

    Aprenderás a olhar com clareza para aceder a conteúdo inconsciente através das cartas.

  • ANÁLISE

    Aprenderás a tomar decisões quanto ao conteúdo que é relevante para a leitura e o que não é.

  • POÉTICA

    Aprenderás sobre o que torna uma leitura verdadeiramente poderosa: a arte de a contar.

Trabalharemos o Tarot com tal profundidade que as cartas se tornarão um alfabeto poético, capaz de nos induzir num estado de consciência contemplativo.

Nas leituras, este estado permitir-nos-à obter respostas claras e precisas.

Na vida, este estado permitir-nos-à caminhar de forma igualmente clara e precisa.

INCLUI

• 8 horas de formação, divididas em 4 aulas de 2h;
• Componentes teórica e prática;
• Dinâmicas individuais e em grupo;
• Disponibilização de conteúdo digital caso o formando se veja incapaz de comparecer numa sessão; 
• Referências Bibliográficas;
• Certificação caso complete o curso na íntegra.


O QUE LEVAR?

Cada formando deverá levar um baralho de Tarot, preferencialmente o Tarot de Marselha. Na primeira sessão falaremos sobre alguns baralhos de Marselha interessantes e como os obter.

O FORMADOR

francisco ladeira

Francisco Ladeira é formado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e Membro em Formação da Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia

Como designer, considera o Tarot de Marselha o objecto gráfico mais belo. Se questionado sobre o porquê de ler e ensinar a ler as cartas, ele dirá, sorridente, que há uma beleza na arte de procurar respostas na linguagem visual. Uma arte que vai muito além das cartas.

Completou o Marseille Foundation Course, da Aradia Academy, escola que combina a Cartomancia com a tradição Zen. Nesta, teve a chance de aprender os métodos da autora e cartomante romena Camelia Elias, PhD.

Estudou na Escola de Desenvolvimento Transpessoal, e completou cursos de diversas áreas, nomeadamente em Arte Terapia, I Ching, Interpretação de Sonhos, Escrita Criativa e Teatro.

  • Formador Certificado pelo IEFP

Mais do que aprender sobre as cartas, estaremos unidos para desfrutar de uma viagem única e mágica.

AULA AVULSA
20
  • 2 horas
CURSO COMPLETO
*12% desconto
70
  • 8 horas (4 sessões)

inscrição

Para formalizares a inscrição preenche o seguinte formulário. Serás contactado via e-mail com os detalhes para proceder ao pagamento. As vagas são limitadas.

“Adorei, parabéns! Parece-me uma ideia super inovadora, tem uma ligação com as artes que vale a pena explorar”
Belén Zuazo.

“Penso que por ser principiante e ficar muito empolgada começo logo a querer “andar para a frente” com as cartas e o Francisco acrescentou calma a sério, um momento de “paragem” para olhar A SÉRIO para cada carta e isto, também me trouxe ainda mais motivação. “
Ana Antunes

local da formação

Com Calma – Espaço Cultural

Rua República da Bolívia, nº5C 1500-543 Lisboa

Contactos:

http://comcalma.org
comcalmaecultura@gmail.com