tarot: a arte de olhar

WORKSHOP

28 DE NOVEMBRO | 10H00 | ESPAÇO CULTURAL COM CALMA | LISBOA

Cada vez mais pessoas usam as cartas Tarot como ferramenta de auto-descoberta, como instrumento divinatório, ou até mesmo para práticas terapêuticas. Podemos estudar a história do Tarot, a sua simbologia e as infinitas associações porém, para verdadeiramente mergulhar nestas remotas imagens, temos de nos relacionar com elas. 

Neste workshop, o baralho será apresentado como um alfabeto visual.  Mais do que uma ferramenta terapêutica e mais do que um dicionário de arquétipos, o baralho Tarot é na sua essência um jogo de cartas. E é precisamente através do jogo, da exploração poética e da estimulação da criatividade que iremos aprender a escutar estas vozes centenárias. 

Este workshop com duração de 2 horas foi desenhado para oferecer um equilíbrio entre a teoria e a prática. Os métodos expositivos nas aulas apelam à participação dos formandos e os exercícios propostos estimulam a interação entre colegas.

    • ORIGEM E HISTÓRIA

    • ESTRUTURA DO BARALHO

    • ARCANOS MAIORES

    • TIRAGEM DE 3 CARTAS

    • DIVINAÇÃO

    ESTRUTURA E CONTEÚDOS

    Serão propostos exercícios ao longo de toda a sessão. Enquanto que alguns serão individuais convidando os restantes formandos a participar outros têm dinâmicas a pares ou de grupo.

    Os exercícios a pares e em grupo propostos não exigem proximidade, podendo ser realizados com distanciamento e sem troca de cartas entre formandos.


    Ao longo de uma viagem pelas bases teóricas e por vários exercícios com as cartas, descobriremos que as figuras que nelas moram rimam, as suas cores vibram e os seus gestos sussurram.

    Para escutar, basta estar atento.

    Basta olhar verdadeiramente.

      inscrição

      Para formalizares a inscrição clica aqui e responde ao formulário. Serás contactado via e-mail com os detalhes para proceder ao pagamento. O valor da inscrição é de 20€/pessoa. As vagas são limitadas a 8 participantes. Em caso de dúvidas, coloca as tuas questões no formulário abaixo.

      traz o teu baralho

      Deverás trazer um baralho Tarot. Se não tiveres, este é um bom momento para obter um. Poderás trazer qualquer baralho sendo que o mais mencionado no workshop será o Tarot de Marselha. Se por algum motivo não conseguires obter as cartas, contacta o formador através do formulário à esquerda ou para o seguinte e-mail:

      franciscoladeira@cartomante.pt

      O FORMADOR

      francisco ladeira

      Do Alentejo para a capital, Francisco percorreu o caminho do artista. Enquanto que os estudos na Faculdade de Belas Artes de Lisboa o muniram da técnica para criar a imagem, foi através da prática do Tarot que aprendeu a arte de olha-la.

      Em 2018, tomou conhecimento das abordagens incomuns de um misterioso tarot reader em New York. Tratava-se do venezuelano Enrique Enriquez, que viria a tornar-se seu professor de Tarot. Completou o Marseille Foundation Course, da Aradia Academy, bem como o respectivo módulo avançado. Nesta escola dinamarquesa que combina a Cartomancia com a tradição Zen, aprendeu os métodos da arte contemplativa no Tarot, com a cartomante romena Camelia Elias, PhD.

      Estudou na Escola de Desenvolvimento Transpessoal, uma jornada de um ano que culminou com uma investigação sobre o potencial terapêutico da prática de ler as cartas. Realizou cursos de diversas áreas, nomeadamente em Arte Terapia, Interpretação de Sonhos, Escrita Criativa, Drama, Teatro e Voluntariado Cultural.

      Conhece mais sobre Francisco na secção sobre nós.

      • Formador Certificado pelo IEFP (nº F666736/2018)

      In divination what you want is to see, not know things in theory.


      CAMELIA ELIAS

      local da formação

      Com Calma – Espaço Cultural

      Rua República da Bolívia, nº5C

      1500-543 Lisboa

      Contactos:

      http://www.comcalma.org/
      comcalmaecultura@gmail.com